Tratamento para DTM

Conheça os tratamentos para DTM

Imagem para tratamento de DTM

A avaliação de todo paciente procurando sinais patológicos tanto nos músculos na região da cabeça, pescoço, ombros, quanto nas ATM (a articulação temporomandibular que fica na frente dos ouvidos), usando diagnóstico de imagem e laboratoriais, deve ser sempre o primeiro passo de investigação.
O ser humano é um ser complexo, por mais que tentemos defini-lo, e pelo sintoma dor não conseguiremos descobrir qual é a patologia a ser tratada: a ATM ou a Dor Miofascial? A investigação tem de ser completa, pois veremos que nenhuma delas funciona bem sem o tratamento da outra. E o doente deve ser sempre o nosso alvo do tratamento. A sua saúde é que é o nosso compromisso.

Os deslocamentos dos discos da ATM são produtos das alterações dos ligamentos. Luxação anterior do disco não é um diagnóstico e sim um sinal que pode ser provocado por diferentes causas. E essa causa precisa ser investigada para que a nossa terapia funcione corretamente.

As imagens poderão nos orientar na doença existente, mas as análises de laboratório poderão ser necessárias para mudar o diagnóstico. A ocorrência de fatores bacterianos como causas de alterações da ATM já foi amplamente descrita por vários profissionais estudiosos do assunto, como também em articulações de todo o corpo.

Os estudos mais comuns são os utilizados para diagnosticar a existência de infecções por causa de Estreptococo Beta Hemolítico e Clamídias Trachomatis, Clamídias Pneumoniae e Microplasmas.

A imunologia é sem dúvida uma das armas nos fatores etiológicos das doenças da ATM. Exames como a pesquisa do fator reumatoide e até os mais específicos solicitados pelo médico Reumatologista devem ser solicitados. Muitas vezes é necessário que o paciente troque de antibiótico como aconteceu recentemente com uma paciente minha com diagnóstico de febre reumatoide. Por isso é necessário o pedido de novos exames para acompanhar as reações do paciente ao tratamento que está sendo executado.

Um diagnóstico correto é a chave para o sucesso do tratamento de toda e qualquer DTM, seja ela articular ou uma dor miofascial, ou ambas associadas.

Só aí o tratamento deve ser iniciado. Após o diagnóstico correto.

Sentiu sintomas de DTM ou Dor Orofacial?