Tratamento para Bruxismo Infantil

Tratamento para DTM Infantil

A DTM em crianças também tem um tratamento

O Respirador Bucal deve ser encaminhado ao seu pediatra para que ele verifique quais as causas de a criança não conseguir respirar corretamente para poder corrigi-las de uma forma definitiva.

Os hábitos parafuncionais (roer unhas, morder a ponta do lápis ou chupar dedo ou chupeta), juntamente com os maus hábitos de postura tais como a cabeça posicionada para a frente, forma de se sentar ao usar celular e tabletes, forma de se sentar na escola, devem contar com a ajuda de um tratamento para DTM verificando se foram desenvolvidos pontos de inflamação nos músculos mastigatórios que podem ser a origem de dores na cabeça e/ou na face, identificando as causas desses comportamentos nocivos para a saúde da criança, para que possam ser corrigidos.

Um problema que tem sido encontrado com enorme frequência entre crianças e que tem sido tratado com sucesso com aparelhos ortopédicos móveis, é o bruxismo.

Bruxismo: ranger de dentes durante o sono, apertar dentes durante o dia, dores na face. Dentes apinhados, língua entre os dentes da frente, retroposição da mandíbula causando dor na ATM, entre outros, podem ser tratados com os aparelhos ortopédicos funcionais que são bimaxilares e atuam soltos na boca.

O aparelho ortopédico funcional induz a criança a realizar um novo trabalho muscular, através de mecanoreceptores bucais que enviam uma mensagem ao cérebro, “informando” uma nova situação. Toda vez que a criança fecha a boca com o aparelho ortopédico, ocorre uma alteração da postura da mandíbula nos sentidos vertical e/ou horizontal e por meio desses dispositivos, a cabeça da mandíbula sai da cavidade e quando ela abre a boca, a mandíbula retrai.

Esse avanço e retração constante da mandíbula são cópias do movimento da amamentação.

O organismo entende isso como um estímulo.

Fazemos esse avanço gradual até obtermos o equilíbrio das bases ósseas e a reabilitação neuro-oclusal

Sentiu sintomas de DTM ou Dor Orofacial?