O que é DTM

Disfunção Temporomandibular

Saiba o que é a DTM

Milhares de pessoas sofrem diariamente de dores crônicas de cabeça, assim como na mandíbula, na face, pescoço, ombros, etc., porém, poucos sabem que todos esses incômodos podem ser também provenientes de algum problema da articulação temporomandibular (ATM – que fica na frente dos ouvidos) e dos músculos mastigatórios com seus terríveis pontos de inflamação (pontos gatilho), e que precisam urgentemente serem tratados.

Nem sempre a DOR é o que faz o paciente procurar tratamento. Tenho tratado de vários pacientes que se assustam quando há um deslocamento da mandíbula ao bocejar ou dar gargalhada sendo que só nessa hora é que sentem dor, nem sempre conseguindo fechar a boca. Antes não, nem suspeitavam que tinham problemas de tal ordem.

O estresse e a ansiedade geram a descarga em nosso corpo de substâncias que atuam como estimulantes para tensão muscular, ativação do sistema nervoso e do sistema de secreção (endócrino), o que leva o indivíduo a ter certas reações que, em períodos de relaxamento, ele não vivencia. O apertamento dos dentes, tanto diurno quanto noturno, é muito comum nessa condição de estresse e é uma das causas mais frequentes de dores musculares na face e na ATM.

As dores de cabeça podem ter origem nos dentes, nos músculos e na ATM. Quando é originada em músculos da face ou nas articulações será uma dor referida também aguda, com limitação da abertura da boca e dor durante a mastigação e a fala.

Existe um tipo de dor cuja origem se encontra em estruturas do sistema nervoso e que passa por dor dentária. O indivíduo tem “certeza” de que um determinado dente ou região dói e pede para o dentista tratar os dentes dessa região ou até extraí-los. Na verdade, o que ocorre é uma dor referida para o elemento dentário. Quando o dente é removido, a dor não desaparece, porque o real agente causador não era o dente e sim outras estruturas que referiam a dor.

A Disfunção Temporomandibular (DTM) precisa sempre ser investigada por um especialista antes da conclusão de qualquer diagnóstico dessas dores acima descritas.

Sentiu sintomas de DTM ou Dor Orofacial?