O que é Dor Orofacial

Dor Orofacial

Conheça os sintomas da dor orofacial

A dor orofacial é uma condição de dor associada aos tecidos duros e moles da cabeça, face, pescoço e de todas as estruturas intra-orais. A faixa de diagnóstico inclui cefaleias, dores musculoesqueléticas, dores neurogênicas, dores psicogênicas e dores devido a doenças graves, como câncer e síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). A avaliação e tratamento da dor orofacial evoluiu para uma responsabilidade compartilhada entre o cirurgião dentista e o médico, com uma sobreposição considerável, distinguida somente pelo conhecimento e treinamento de cada um. (Okesson JP. Orofacial Pain. Academia Americana de Dor Orofacial (A.A.O.P.). Quintessence,1998:1.).

A especialidade de DTM e Dor Orofacial tem por objetivo capacitar os profissionais Cirurgiões Dentistas ao diagnóstico e tratamento de diversas dessas dores, sabendo encaminhar, quando não for da sua competência, para o profissional que irá proporcionar o tratamento adequado àquela doença: o Neurologista, Otorrinolaringologista, Psiquiatra, Psicólogo, Fisioterapeuta, etc.

Para o tratamento adequado de qualquer condição dolorosa é importante que se faça primeiro o seu correto diagnóstico. Essa condição deve ser abordada como uma visão do paciente como um todo, não se tratando apenas a dor no momento em que o indivíduo a está sentindo.

Muitas vezes o especialista em DTM e Dor Orofacial é o primeiro profissional de saúde a investigar uma queixa dolorosa que se manifesta nessa área, seja ela de sua especialidade ou não. Assim o conhecimento dos diferentes tipos de dores que podem acometer o segmento corporal de cabeça e pescoço, o capacita a fazer o encaminhamento correto para o profissional adequado àquele tipo de doença, ou iniciar o tratamento das doenças que estão dentro do seu conhecimento e treinamento que caracterizam a sua especialidade.

A DTM é um dos subgrupos da Dor Orofacial.

Sentiu sintomas de DTM ou Dor Orofacial?